Momento DIY: Transformando rolos de papel higiênico em objeto de decoração

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados em 2007, o Brasil gera 230 mil toneladas de lixo por dia, sendo que apenas 4% disso é reciclado. Ideal mesmo, é que a preocupação não se concentre apenas na hora de dar um destino final aos resíduos. Além de pensar na reciclagem, deveríamos nos preocupar mais em reduzir e reutilizar os materiais, para que não sejam potenciais poluidores do meio ambiente.

O lado bom de toda essa história (ainda bem que sempre existem dois lados) é a possibilidade de encarar a reutilização dos materiais como um estímulo à criatividade. Certos objetos ou materiais industrializados acabam tendo uma vida útil curtíssima. Reabilitá-los dando um novo uso – algumas vezes até inusitado – é um desafio interessante. Um exemplo de material de uso efêmero é aquele rolinho de papelão, que é envolvido pelo papel higiênico. O papel acaba e o rolo vai para o lixo. Tudo bem que ele pode ir para a reciclagem, mas por que não enxergá-lo como algo a ser aproveitado ainda?

Na internet é possível encontrar algumas ideias bacanas que utilizam o rolo como matéria-prima. Uma delas me encantou tanto a ponto de me arriscar a colocar a mão na massa, ou melhor, nos rolinhos. A proposta era um enfeite de parede, confeccionado com tiras cortadas dos rolos de papel higiênico que, coladas umas às outras, formavam um emaranhado de flores e folhas. Para mim, quanto mais irregular e orgânico melhor é o efeito.

O melhor passo-a-passo que encontrei foi do blog Fui Morar Numa Casinha, da arquiteta e decoradora Larissa Lieders. A sugestão dada para fixar o enfeite na parede foi usar uma fita dupla face (ou fita banana). Porém, o modo com que eu fixei não deu certo: o enfeite caiu e tive que retirar as fitas e o grude que restou delas na parede.

Como não queria usar pregos e danificar a parede, achei uma saída alternativa: comprei uns ganchinhos de acrílico transparente, para serem colados com adesivos. Segundo o fabricante, quando eu quiser retirá-los será simples e sem sujeira. Vocês já devem ter visto o comercial da marca… Bem, o fato é que ficou bem preso e discreto na minha parede 🙂 Eu preferi deixar com a cor natural dos rolos, mas uma corzinha pode ser dada com uma prática tinta spray.

Outras ideias legais dadas por outros blogs:

– O Rodrigo Barba mostra um painel em formato de mandala e indica outros blogs com mais ideias;

– O blog Suzy’s Artsy Crafty Sitcom ensina a transformar rolos de papel higiênico e de papel toalha em quadrinhos que parecem, incrivelmente, com grades decorativas de ferro;

– O Instructables dá a dica de usar os rolos para organizar cabos e outros acessórios de informática

5 respostas em “Momento DIY: Transformando rolos de papel higiênico em objeto de decoração

    • Olá, Elka! Segui à risca as orientações do blog Fui Morar Numa Casinha, conforme eu relatei no post. Passei cola branca (sem diluir em água) com pincel nas partes onde eu queria que ficassem coladas. Para ter certeza que ficariam bem coladas, mantive essas partes seguras com pregadores de roupa até que ficassem bem secas (eu preferi deixar assim de um dia para outro). Desde o dia da postagem (e olha que foi em 2011, rs) até hoje, o enfeite está firme e forte :-). Em relação à fixação na parede, conforme eu relatei no post, a fita banana não deu certo para mim, pois logo se soltou. Eu preferi usar aqueles ganchinhos que se prendem à parede com adesivos. Eu não quero fazer propaganda, rsrs, mas para lhe mostrar exatamente quais foram, te passo o link da marca http://goo.gl/Kguuym. Eu usei o transparente, para que não ficassem aparecendo demais. Como o meu enfeite era grande, usei uns 6 ganchos. Até agora não se soltaram também. Além dessa, talvez existam outras marcas; mas nada impede que você utilize outras formas de fixação até mais baratas; o prego seria o recurso mais radical (eu prefiro não furar a parede, mas fica ao seu critério).
      Espero ter ajudado de alguma forma. Bjos!

Deixe um comentário

