Faxina ecológica e barata: como fazer seus próprios produtos de limpeza naturais

A cada dia surgem, no mercado, produtos de limpeza que prometem exterminar facilmente todo tipo de sujeira, mau odor e micro-organismo maléfico de nossas casas. O problema é que acabam tendo um poder exterminador muito além da conta… Os mais comuns (como detergentes, solventes, ceras e lustradores) possuem em sua fórmula compostos que podem causar irritação nas vias respiratórias, nos olhos e na pele, fadiga e falta de ar; sem falar na poluição das águas (via esgoto), do solo e do ar. Mas como resistir a tantos produtos milagrosos – tira-manchas, tira-limo, desengordurantes, desodorizadores de banheiro de mil jeitos, etc – que prometem facilitar a nossa vida?

Os substitutos para toda essa parafernália são fáceis de encontrar, não agridem a natureza e nem o nosso bolso. Essas dicas não são novidade, pois já faziam parte da expertise das donas-de-casa mais antigas. Basicamente, uma boa faxina se faz simplesmente com limão, óleo de cozinha, vinagre e bicarbonato de sódio, ingredientes mais frequentes no modo de fazer limpeza do passado.



LIMÃO


Serve para: remover sujeira, manchas e resíduos de gordura, óleo e graxa. Tudo isso graças ao seu alto teor de acidez.
Pode substituir: água sanitária e removedores de manchas e ferrugem.

Como usá-lo:

*Para tirar manchas amareladas de roupas:
Coloque as roupas de molho com pedaços de limão. Além de ficarem brancas e cheirosas, não vão parecer desbotadas. Outra maneira de clarear roupas brancas é adicionar 1/2 copo de suco de limão à água de enxague.

* Para remover manchas de suco e molho de tomate de tecidos:
Esfregue a mancha com limão, enxágue e deixe secar. Se ainda houver vestígios, molhe a peça em uma solução de 1/4 de xícara de água morna, 1/2 colher de chá de detergente e uma colher de sopa de vinagre branco por 15 minutos. Enxágue e lave.

* Para remover gordura das louças:
Adicione 1/4 de xícara de chá de limão direto no frasco do detergente ou dilua o limão em água, a fim de aplicar a mistura sobre a peça a ser limpa.

* Para tirar ferrugem de objetos:
Esfregue suco de limão com uma palha de aço.

* Para limpar as bocas do fogão:
Nesse caso, use também uma palha de aço, esfregando suco de limão e acrescentando sal ou bicarbonato de sódio.




VINAGRE BRANCO


Serve para: esterilizar, desengodurar, remover manchas, mofo e odores fortes. Possuir teor de acidez semelhante ao do limão, podendo até substituí-lo em algumas soluções caseiras de limpeza. É um esterilizador e desinfetante natural. Para disfarçar o seu cheirinho, é possível acrescentar óleos essenciais.
Pode substituir: detergentes, amaciantes, desinfetantes e limpadores multiuso.

Como usá-lo:

* Para limpar tapetes e carpetes:
Para cada litro de água, coloque 2 colheres de sopa de vinagre. Essa solução também serve como desinfetante.

* Para remover o mofo do rejunte dos azulejos:
Com uma escova de dentes velha, aplique bastante vinagre. Deixe agir por 2 horas e, depois, lave com água e sabão.

* Para limpar o vaso sanitário:
Despeje o vinagre e deixe agir por 30 minutos, depois borrife bicarbonato de sódio em uma escova apropriada e esfregue as áreas manchadas

* Para eliminar o cheiro de mofo em armários:
Coloque uma bacia ou assadeira com vinagre branco puro dentro do móvel vazio. Deixe por uma noite.
Outra dica é ferver um litro de vinagre e despejar em uma vasilha aberta, que deve ser colocada dentro do armário. Feche as portas por 3 horas. Depois disso, retire a vasilha e passe um pano úmido embebido em vinagre por dentro e por fora do móvel. Deixe-o aberto por várias horas para secar bem.

* Para limpar janelas e espelhos:
Dilua 3 colheres de vinagre em 10 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, limpe-o primeiro com água e sabão.

* Para limpar o fogão depois de uma fritura:
Deixe um pouco de vinagre sobre a gordura por 15 minutos antes de começar a limpar o fogão.

* Para remover o cheiro de urina e fezes deixado pelos bichos de estimação:
Aplique uma solução de 2/3 de água morna e 1/3 de vinagre. Depois passe um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.

* Para amaciar as roupas:
Adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato de sódio durante o enxágue. Também é possível colocar 250 ml de vinagre no recipiente do amaciante na máquina de lavar.



ÓLEO DE COZINHA



Serve para: para dar brilho e maior integridade às madeiras, além de proteger o metal de elementos do ar prejudiciais a ele. Os óleos a serem usados são aqueles vegetais, como o de soja, de oliva, girassol, entre outros.
Pode substituir: lustradores de móveis e de metais.

Como usá-lo:

* Para limpar e dar brilho nas janelas e esquadrias de alumínio:
Limpe-as uma vez por mês com uma mistura de óleo vegetal e álcool em partes iguais. Em seguida, passe um pano macio ou flanela com óleo e faça o polimento.

* Para limpar e lustrar móveis de madeira:
Acrescente 2 xícaras de óleo ao suco de limão. Use um tecido suave para aplicar a mistura.

* Para evitar a ferrugem em metais:
Esfregue, simplesmente, os objetos com um pouco de óleo. Isso vai dar brilho e evitar que a ferrugem apareça. Pincelar um pouco de óleo nas dobradiças das portas também acaba com aquele barulho chatinho de ranger.


BICARBONATO DE SÓDIO


Serve para: absorver odores e remove sujeiras.
Pode substituir: água sanitária e detergente.

Como usá-lo:

* Para limpar o forno:
Com um pano, passe uma solução de água quente com bicarbonato de sódio.

* Para desentupir pias:
Use a seguinte solução: jogue uma chaleira de água fervendo com 1 xícara de sal e 1 xícara de bicarbonato de sódio.

* Para limpar a geladeira por dentro:
Use água misturada com bicarbonato de sódio e sabão.

* Para limpeza geral do banheiro:
Use escova, bicarbonato de sódio e água quente. Como já foi dito no tópico sobre o o vinagre, para limpar o vaso é só despejá-lo e deixe agir por 30 minutos. Depois, borrife bicarbonato de sódio em uma escova apropriada e esfregue as áreas manchadas. Uma receitinha para um desinfetante sanitário: junte bicarbonato de sódio, vinagre, água fervente e cascas de limão.

* Para limpar recipientes plásticos com manchas:
Esfregue uma pasta de suco de limão e bicarbonato de sódio.

* Para limpar panelas e assadeiras:
Quando houver alimentos e resíduos incrustados, coloque uma mistura de água quente e bicarbonato de sódio. Quando os resíduos se soltarem, esfregue com uma esponja. Se a panela ou assadeira estiver queimada, cubra a área com uma fina camada de bicarbonato e água. Deixe descansar por algumas horas antes de lavar.

* Para tirar manchas de café ou chá em xícaras e canecas:
É só esfregar o bicarbonato com um pano úmido.

* Para clarear manchas amareladas pelo tempo em tecidos de algodão e linho:
Ferva o tecido em uma panela, em uma solução de sal de cozinha, bicarbonato e água por uma hora.



ISSO TAMBÉM SE USA NA LIMPEZA


* Leite: remove marcas de caneta. Basta esfregá-lo com cuidado no tecido.

* Miolo de pão: ótimo para limpar papel de parede. Use-o como uma borracha para apagar manchas e riscos.

* Cravo-da-índia: Perfuma o ambiente e afasta insetos. Dentro de um borrifador, coloque álcool e um punhado de cravos. Depois de alguns dias de descanso, você pode começar a usar a solução.

* Pasta de dente (branca): tira manchas de líquidos em móveis. Passe um pano umedecido com um pouco de pasta branca. Depois, dê polimento com uma flanela.



RECEITAS CASEIRAS DE PRODUTOS DE LIMPEZA

Desinfetante para banheiro
1 litro de álcool (de preferência 70º)
4 litros de água
1 sabão caseiro
Folhas de eucalipto
Deixar as folhas de eucalipto de molho no álcool por 2 dias. Ferver 1 litro de água com o sabão ralado, até se dissolver. Juntar a água e a essência de eucalipto. Engarrafar.

Amaciante de roupas
5 litros de água
4 colheres de glicerina
1 sabonete ralado
2 colheres de sopa de leite de rosas.
Ferver 1 litro de água com o sabonete ralado até se dissolver. Acrescentar mais 4 litros de água fria, as 4 colheres de glicerina e as 2 colheres de leite de rosas. Mexer bem até misturar e depois engarrafar.

Sabão líquido para louça
2 litros de água
1 sabão caseiro ralado
1 colher de óleo de rícino
1 colher de açúcar.
Ferver todos os ingredientes até dissolver e engarrafar.



MAS ATENÇÃO: Não quer dizer que o produto, só porque é natural, seja totalmente inofensivo. O sumo do limão sobre a pele, sob a incidência do sol, causa queimaduras e manchas. Por isso, imediatamente após usar o limão, lave bem as mãos. Da mesma forma, ao manejar o bicarbonato de sódio, use luvas.


Fontes: Veja.com, IPEMA, M de Mulher

Anúncios

7 respostas em “Faxina ecológica e barata: como fazer seus próprios produtos de limpeza naturais

  1. Tenho um amigo que trabalha com corte de eucalipto, a água da árvore deixa suas mãos com uma mancha preta, tem alguma.dica para retirar essa mancha? Detalhe demora uns 20 dias para sair totalmente das mãos.

    • Olá, Regina! Desculpe por responder de forma tão demorada. Confesso que deixei o blog bem abandonado nos últimos tempos… Mas vamos lá: o óleo de rícino (que também é a mesma coisa que o óleo de mamona) é obtido a partir das sementes da planta Ricinus communis. Pelo que descobri pesquisando rapidamente sobre o assunto, Os óleos são importantes componentes na fabricação da base para sabonetes sólidos. Eles ajudam a aumentar a espuma e a suavidade do sabão. O óleo de rícino, ou de mamona, tem uma espuma espessa e duradoura, com propriedade de limpeza regular. Tem uma ação moderada, saponificação muito fácil e o seu sabonete sólido é macio. É mais ou menos isso, espero que tenha ajudado. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s