2013 ao gosto do freguês: calendários bacanas para baixar ou se inspirar

Pois é, janeiro está quase chegando ao seu fim… A essa altura todo mundo já deve ter descolado um calendário, mesmo que seja daqueles mais simples, oferecidos como brinde pelos estabelecimentos comerciais. Mas que tal fugir um pouco do tradicional e adotar um com visual mais bacana, menos institucional e pragmático, para usar no resto do ano? E você não precisa, necessariamente, comprar um calendário caro só por ele ser diferente.
Reuni alguns calendários bonitos e criativos que podem ser baixados gratuitamente, ou mesmo servir como inspiração para (re)criar o seu. Todos os sites que estão oferecendo os calendários (com exceção do primeiro) estão em inglês; mas sem maiores dificuldades. É só escolher 🙂

Calendário 2013 com ilustrações de inspiração vintage

A agência de design Impulso Criativo está disponibilizando um belo calendário, com diagramação e cores elegantes e ilustrações de inspiração vintage. Ele está em formato PDF e pode ser impresso em tamanho A3 (cada mês vem em uma folha diferente). Para obtê-lo, você só precisa compartilhar a iniciativa via Twitter ou Facebook. E essa é a forma de “pagamento”: simplesmente passar a ideia para frente!

Ah, e você pode escolher entre a versão em português e em inglês! Pegue aqui o seu!

Calendário 2013 para adoradores de corujas

Corujas estão na moda há algum tempo. Elas têm aparecido em capas de agendas e cadernos, em trabalhos manuais, em estampas em geral, etc. Se você também é fã desses bichinhos (como eu sou), vai delirar com o blog My Owl Barn, que mostra trabalhos de artistas e artesãos que fazem das corujas os seus modelos principais.

O “Owl Lover 2013 Calendar” é um projeto desenvolvido pelo site, juntamente de 43 artistas do mundo todo. Funciona assim: o calendário é inteiramente customizável; você seleciona as imagens para cada mês do ano e fazer um download em PDF da sua seleção. Ou pode, também, optar por uma versão pronta do calendário. Mas a graça é ficar em dúvida ao ter que escolher somente 12 das 43 lindas ilustrações, feitas por cada um dos artistas participantes do projeto.
Ao clicar na figurinha abaixo, você vai ter acesso à ferramenta e escolher suas corujas favoritas!

Owl Lover 2013 Calendar

Calendários 2013 para quem gosta de cores e fofices

No site Creative Mamma você encontra três opções de calendários:

Este calendário mostra todos os meses numa folha só e há quatro cores (azul, cinza, amarelo e marrom) de fundo para você escolher:

Aqui você encontra uma variação do primeiro calendário. O desenho de fundo é o mesmo, mas traz uma folha para cada mês e vem com espaços para fazer anotações.

– O Kawaii Mini Calendar é muito bonitinho! Cada folha traz um semestre e há desenhos de inspiração kawaii (fofa) japonesa. Não é dos grandes, por isso você pode imprimir para colar na agenda, se quiser.


10 calendários grátis para todos os gostos e necessidades

O Creative Bloq vem com uma “baciada” de 10 calendários de variados formatos de arquivos (PSD, JPG e PDF); diversos estilos (com belas fotografias; pragmáticos com espaços para anotar; jeitão vintage com cara de envelhecido; só com os meses e nada mais; etc) neste link
Para quem quiser reaproveitar caixinhas de CD inoperantes, há sugestões de calendários de mesa que cabem direitinho nelas, como é o caso da foto abaixo:

Desapegue dessa coisa de ano: calendários perpértuos já!

Os calendários perpétuos nunca precisam ser trocados; você pode usá-los ad infinitum ou até enjoar. O único porém desse sistema é não poder determinar quando cairão os feriados móveis; mas aí é outra história… Escolhi quatro ideias para calendários perpétuos bem criativos. Aliás, os três últimos estão mergulhados no espírito do faça-você-mesmo e são super criativos!

– Clássico

Sabe aqueles clássicos calendários onde só se vê os enormes números, cada dia em uma folha e nada mais, como nos desenhos animados antigos? O site da SC Johnson (sim, aquela fabricante de inseticidas, aromatizantes de ambiente, entre outras coisas mesmo) disponibiliza um desses em arquivo PDF. O detalhe é que cada dia é apresentada em uma fonte gráfica diferente. Confira aqui!

– Calendário porta trecos

O Design Sponge traz uma ideia com várias utilidades: é calendário perpétuo, porta-canetas, porta-trecos e o que mais você imaginar. A ideia é utilizar uma lata vazia e cartolinas coloridas. O dia é visualizado por um quadradinho vazado que pode ir deslizando, conforme vão passando os dias. Como fazer para confeccioná-lo, você encontra aqui.

– Calendário de botões

Este calendário é perfeito para quem curte trabalhos manuais, principalmente costura. Não há segredos: um quadrinho (pode ser porta-retrato simples), um tecido bonito para servir de fundo, botões, alfinetes, cola e voilá! Não se preocupe em como fazer os números, pois o blog Make já desenhou os modelos. Você só precisa imprimir e cortar! Aí vai o passo-a-passo.

– Calendário Pac Man

O Instructables é um site colaborativo onde inventores e pessoas criativas compartilham tutoriais de seus projetos. Tem um pouco de tudo: móveis, decoração, trequinhos eletrônicos, ferramentas, etc. O divertido calendário perpétuo inspirado no Pac Man é um bom exemplo do que pinta por ali. Aprenda a fazê-lo aqui

Após ver tantas sugestões, de repente, você pode se inspirar e criar um calendário totalmente original, com a sua marca! No ano passado, por exemplo, fiz um calendário em forma de bonsai. Fiz copas e tronco em EVA verde e marrom, recheadas por papelão bem rígido e costuradas com linha comum. Em cada copa colei meses retirados de um pequeno calendário brinde. Antes de virar “vaso”, o suporte era uma caixa de isopor para sorvete. Eu ainda não escolhi e nem fiz meu calendário, mas com todas essas sugestões, logo vou descolar um 🙂

meu_calendario

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s